domingo, 9 de maio de 2010







CONHECIMENTO GASTRONÔMICO - O livro de receitas e minha avó.






Resolvi começar minhas postagens falando sobre algo que alguns chefs não gostam muito, o compartilhamento de informações sobre técnicas, matérias - primas e principalmente manhas de cozinha.



Imagina o que seria da gastronomia atual se alguns grandes nomes não tivessem nos deixado suas obras tão bem detalhadas como Escoffier, Bocuse, Carême e Dumas? O Grande Dicionário de Culinária de Alexandre Dumas ( o meu é uma edição ilustrada), publicado há mais de um século, continua sendo uma incrível fonte de pesquisa sobre a origem de ingredientes, receitas e crônicas para iniciantes e iniciados em qualquer cozinha.



E também servem de inspiração para publicações atuais e um sem fim número de autores sobre gastronomia. Eu faço meu papel sendo um consumidor voraz de livros sobre este assunto, considero que minha coleção particular, somada a de Sayuri (minha amada companheira), já pode ser até uma biblioteca. E quando preciso compor um cardápio é que realmente vejo o valor que isto tem.



Mas não só os livros de grandes nomes e editoras nos ajudam em pesquisas e fontes de inspiração. Recentemente fui presenteado pela minha prima, Daniela Mendes Ramos, com uma verdadeira jóia literária gastronômica: o livro de receitas da minha avó paterna Edith Ayda Sudbrack Mendes. Eu já vinha namorando este livro a algum tempo e quando a vovó partiu para sua grande viajem, a Dani lembrou e carinhosamente colocou o livro em uma sacola, com mais meia dúzia de outros títulos e me enviou. Não preciso nem falar da emoção que foi quando recebi este lindo presente. Emoção muito grande, pois ainda estava com o coração partido pela sua ausência. Minha avó foi realmente quem me ensinou os primeiros passos em uma cozinha.



O mais antigo destes livros publicado por uma editora é o livro Receitas de Doces, de Yayá Ribeiro, Editora e Publicações Globo de 1936. Incrível, não? E ainda em bom estado de conservação. Mas o livro de minha avó é o que realmente interessa.



Na sua primeira página tem três receitas de sequilhos, escritas em 1924!!! Demais isso, poder reproduzir receitas tão antigas e que nos remetem a que todos falam tanto hoje em dia; GOSTINHO DE COMIDA DA VOVÓ!!! E por ai vai, receitas de tortas doces e salgadas, de conservas, bolos, molhos, mousses e pratos que já estavam quase no esquecimento, mas que são verdadeiras maravilhas do prazer de comer bem e gostoso.



Como se trata de um "patrimônio" familiar, não posso emprestar este livro, mas fiz cópias de algumas receitas e coloquei em quadros que irei pendurar orgulhosamente nas paredes de meu restaurante Tsukji em Bal. Camboriú.



Portanto, compartilhe, divida e não deixe de registrar suas criações gastronômicas. Quem sabe daqui uns 80 anos seus netos estarão sentindo o mesmo orgulho e emoção que sinto folheando as páginas deste livro.



Conhecimento e tradição formam uma boa base para as melhores cozinhas, pelo menos as que eu conheço.






Vou reproduzir aqui a receita de sequilhos redondos. Espero que quando estiverem assando os sequilhos sintam saudades de suas avós!!! E aquele aroma incrível que só as casas delas tinham.







SEQUILHOS REDONDOS



1 kg de Araruta



400 gr de açucar



1 und. de côco seco ralado



200 gr de manteiga



1 ovo



Modo de preparo:



misture bem os ingredientes começando pelos secos,



forme perfeitas bolinhas e achate com um garfo,



asse em forno moderado até que fiquem dourados.







Um forte abraço e bom proveito.

3 comentários:

  1. Adorei o blog ! Que idéia genial ... gente boa é assim como você cria e compartilha.Maravilha !!!
    Sucesso meu filhão de coração, muito muito sucesso na vida pessoal e profissional. Estarei sempre aqui no blog com você !!! Não mude nunca !!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Delícia de leitura,Leco. Só me fez ficar com mais saudades de você! Tou tentando ir praí em julho.Vamos ver se dá certo...
    O Livro de receitas da minha bisavó vai comigo... O mais recente (e mais antigo!!!) integrante de minha modesta coleção de livros.
    Beijocas pra vc,Sayo e filhotes!!

    ResponderExcluir
  3. Que adorável as coisas que voce escreve. Estava "viajando" por alguns sites de receitas e nem sei como, cheguei aqui. Não consegui parar de ler.
    Continua assim, viu!
    Gente boa e sensível é que faz o mundo valer a pena.
    Um abraço
    Udi Dus

    ResponderExcluir